Apresentação

A Internet – meio de comunicação superior à televisão – deveria ser melhor aproveitada.
Infelizmente há muita futilidade nos dois.

Quero colaborar com informações interessantes para que todos aproveitem os dois lados da moeda: Tecnologia e Natureza.

Como o mundo é o que se vê e o que se ouve, a multimídia também será marcante nesse site...

sábado, 14 de janeiro de 2012

Notebook ou PC? Entenda as diferenças, saiba escolher

O Notebook é basicamente um computador "normal" mas com peças menores, levemente mais caras devido a um maior controle de qualidade em seus lotes de fabricação. Assim, são projetados para durar até mais ou em condições mais severas.

Com isso você acaba pagando um pouco mais pela portabilidade e durabilidade de um equipamento que custa 'x', onde com esse mesmo  'x' você monta um PC, geralmente mais "poderoso".

Computadores não tem marca, são combinações na montagem de um conjunto de alguns fabricantes de placas (ex. Intel, Asus, Gigabyte), discos (Seagate, Samsung, etc) e processadores (Amd, Intel). Assim, um PC é montado sob encomenda pelas grifes montadoras como por exemplo HP, Lenovo (IBM), Positivo, Intelbrás – com as combinações pertinentes ao preço das configurações propostas ao consumidor, somado à qualidade das placas (escolha de lote dos fabricantes) vendidas no conjunto. Isso também se aplica a Notebooks.

Considere o processador o "motor" da máquina.

Em segundo lugar vem placa-mãe que trabalha em conjunto direto com o processador e contém os 'chipsets' de diversas outras marcas que são controladores de áudio, vídeo, rede, etc. (quando essas funções são 'onboard').

Memória RAM e espaço em HD é como o dinheiro: quanto mais melhor.

A VENTILAÇÃO adequada aumenta a vida útil dos computadores e é fator essencial ao funcionamento do laptop que é crítico nesse sentido. Aquecimento e falta de circulação de ar pela parte de baixo e laterais são os fatores que geram futuras falhas de componentes nesse e em qualquer tipo de equipamento digital.

Desktops – o pc comum – não foge à regra da ventilação, porém podem ser adicionados diversos 'coolers' para exaustão e ventilação interna.


Computadores duram mais quando são deixados mais tempo ligados. Não há problemas em se deixar um equipamento ligado 24 horas se a rede elétrica for estável e o aparelho estiver em local adequado de instalação.

Lembre-se que ao comprar um equipamento de griffe você está comprando junto uma licença do Sistema Operacional embutido. Verifique o preço da versão do S.O. vendido junto ao equipamento para saber quanto está sendo descontado do mesmo. Se preferir pode optar por Linux que é gratuito e o computador ficará mais em conta.

Procure sempre saber qual a última versão do S.O. escolhido para comprar um equipamento atualizado projetado para a demanda, prolongando assim a vida útil e possibilitando futuros upgrades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário