Apresentação

A Internet – meio de comunicação superior à televisão – deveria ser melhor aproveitada.
Infelizmente há muita futilidade nos dois.

Quero colaborar com informações interessantes para que todos aproveitem os dois lados da moeda: Tecnologia e Natureza.

Como o mundo é o que se vê e o que se ouve, a multimídia também será marcante nesse site...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Virtualização (computação em nuvem) - Cloud

A atual série de processadores Intel com dupla camada de processamento (geração Core 2), ou seja, o Duo, o Quad, I3, I5, I7, são equipamentos realmente mais econômicos, além de mais eficientes que os antecessores P4 ou seus respectivos concorrentes da AMD.

Com independência entre os núcleos dos processadores, gasta menos energia, assim também esquenta menos e seus ventiladores também trabalham com menor rotação, minimizando também o barulho (recurso também disponível em séries anteriores)

São máquinas econômicas, rápidas e silenciosas mas para uma performance totalmente aproveitada, é necessário uma versão do sistema operacional que trabalhe com 64 bits.
Somente assim, alguns programas que também tem suas versões em 64 bits podem usufruir do real 'processamento duplo', o que significa que enquanto um núcleo trabalha, o outro pode ajudar ou ficar ocioso – economizando energia – ou esperando uma tarefa importante  onde pode trabalhar em conjunto com a primeira tarefa sem queda de performance.

A alimentacão do processador nessa arquitetura funciona igual a acelerar um carro:
A voltagem de seu núcleo oscila de níveis baixos à uma saturação (overclock) conforme a demanda que o processador for solicitado.  Se oscioso, não esquenta nem faz barulho - baixa voltagem. Se precisar de mais velocidade, há o 'turbo' daí para que a aumente, a voltagem aumenta e ela irá esquentar mais, fazendo-se necessário também maior ventilação nos coolers.


Fora isso há mais uma vantagem: a virtualização. O recurso de máquina virtual ou computação em nuvem ("Cloud") – camadas – é fascinante.

Você poderá rodar dois sistemas operacionais ou mais, ao mesmo tempo e colocar máquinas em rede e alterar o setup porque até a bios é um 'clone' da máquina real.

Poderá testar versões de programas em sistemas antigos ou rodar programas antigos em plataformas novas, sem gastar dinheiro comprando outra máquina ou gastar energia ligando outro equipamento para estudar, simular, trabalhar com redes, servidores, etc.

A virtualização realmente é uma ferramenta poderosa e econômica. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário